E como se dizia após o Rock in Rio: "eu fui!"
Não há palavras que descrevam a emoção de se entrar dentro das aeronaves da FAP e quanto mais poder voar dentro de uma delas, das mais seguras! É mesmo caso para dizer: "odasse"!
Como os meus amigos que me conhecem pessoalmente sabem, sou um talento mal aproveitado do Jornalismo (ainda irei a tempo de me dedicar ao que eu tanto gosto, sim, eu sei...) e aproveitei a quantidade de fotografias e as melhores das melhores para fazer aqui uma foto-reportagem do dia vivido na Base Aérea nº 6 no Montijo no dia 1 de Julho...
Duas das aeronaves da FAP:lado esquerdo o P-3 e do lado direito EH-101 Uma vista frontal da envergadura do P-3 Na lateral do EH-101 Eram 9h20 da manhã e eu esperava o meu baptismo de vôo no C-130! Uma fotografia cool do Ricardo no antigo local de trabalho - BA6. Sorridentes e eu a disfarçar o nervoso miudinho! Agarradinhos ao lado do EH-101, com agradecimentos fotográficos ao "Estraga-te"! Duas máquinas: eu e o P-3! Não fosse o gajo desequilibrar-se, há sempre que dar uma mão! Ricardo e eu mesmo por baixo do P-3. Na traseira e por baixo do EH-101, que é enorme! Um EH-101 acabado de levantar para os céus! Ricardo a entrar para o EH-101. Não havia eu de estar sorridente, com o Ricardo e rodeada de novas experiências! Atrás de nós muitos milhões de "aérios" em tecnologia de ponta e ao alcance de um olhar! Dentro do EH-101 e preparada para a "guerra... de nervos"! As missões em que o EH-101 já esteve presente, nomeadamente no Afeganistão. Ricardo ao lado do nosso Hércules! Fascinada pela vida militar e pelas aeronaves... E que Ele abençoe a Força Aérea! O autocarro da BA6 que nos levou até à entrada do C-130H, a ouvir Robbie Williams! Enquanto esperávamos o vôo, uma demonstração do Centro de Instrução Cinófila da Polícia Aérea muito digna de registo pelo treino exímio! Sentados a aguardar a curta viagem na terra para embarcarmos rumo aos céus! Aqui não sei se estava já a voar mas as mãos dadas traziam-me um enorme conforto em saber que ia com o Ricardo! Algo que jamais esquecerei... Voar sobre o Tejo, ver Lisboa e sonhar! Muito felizes e animados, mas bem seguros porque os poços de ar são poços mesmo! A maravilhosa vista dentro do C-130H! Ricardo a dar-me alguns mimos e a registar o momento em que me secou o sangue e depois de um valente abanão! Uiii, ca medo! Acabados de sair do C-130H, e ansiosos de voar outra vez. Em cima dum camião de resgate (penso eu) a contemplar o C-130H... Já refeito dos risos que deu de me ver pálida e cheia de medo! O beijinho em cima de um camião da FA é sempre benvindo... Muitos cavalos de potência sob o comando deste volante... "És camionista, és o maior!", por acaso não és mas ficas lindo à mesma! Gosto de ti a "abastecer", meu quase SGT! O sol estava intenso, daí as carinhas de xoninhas, ok? Aqui a tentar manter uma pose quase militar! E a despedir-me duma manhã passada duma forma inesquecível!Findadas as emoções fortes, foi tempo de dar alimento ao corpo pois nem o pequeno-almoço tomámos e depois do que eu senti a voar, ainda bem porque o estômago sobe mesmo a locais do corpo que eu desconhecia!
Em Alcochete, no Restaurante Barrete Verde deliciámo-nos com as belas sardinhas assadas, tão propícias a este tempo quente.
Uma amiga para a foto que me soube muito bem! A astúcia do Ricardo a tentar tirar todas as espinhas e todas as peles da sardinha!Claro que depois fomos tomados de assalto pela moleza e um pequeno "quid pro-quo" com o Espero quase que nos fez desesperar mas o 3º membro da irmandade é-nos fiel e seguimos rumo até casa.
Simplesmente memorável e aconselhado aos civis que nunca andaram nestas aeronaves: vale muito o dia que a FAP proporciona aquando da celebração do aniversário e para o ano lá hei-de ir novamente!
No You Tube irei colocar os vídeos feitos pelo Ricardo durante o vôo e postarei aqui alguns mais engraçados!