Pra quem não sabe sorrio a cantar...
Sou do Flamengo, sou ali do Botafogo
Sou da casquinha do ovo...
O espírito carioca é mais do que samba, praia e futebol (ou Samba, suor e sexo, como diria o Alexandre Frota...). Alegria, partilha e simpatia, a arte de agradar!
O filme começa na década de 1960, quando os protagonistas Zé Pequeno, então apelidado Dadinho, e Bené são pequenos deliquentes na então recém-fundada comunidade chamada Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
Na década de 1980, os antigos amigos assumem o comando do tráfico de drogas na ainda mais empobrecida e muito mais violenta comunidade, e estabelecem prioridades bastante diferentes em suas vidas. O conflito entre o bando de Zé Pequeno contra o único foco de resistência ao seu controle total da Cidade de Deus, a área controlada pelo bando de Sandro Cenoura, acirra-se quando morre Bené, que protegia Sandro Cenoura devido a antiga amizade entre os dois, e deixa o caminho livre para que Zé Pequeno desencadeie verdadeira guerra pela hegemonia do comando do crime no local.
- Cidade de Deus é apenas o 2º filme do director Fernando Meirelles. Antes ele havia apenas dirigido Domésticas - O Filme, ao lado de Nando Olival.
- Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contacto com a arte de actuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas.
- Este é o 1º de 2 filmes em que Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues actuaram juntos. O posterior foi Cafundó (2006).
- Foi exibido fora de competição no Festival de Cannes 2002.
Elenco:
Matheus Nachtergaele (Sandro Cenoura)
Seu Jorge (Mané Galinha)
Alexandre Rodrigues (Buscapé)
Leandro Firmino da Hora (Zé Pequeno)
Roberta Rodrigues (Berenice)
Phellipe Haagensen (Bené)
Jonathan Haagensen (Cabeleira)
Douglas Silva (Dadinho)
Jefechander Suplino (Alicate)
Alice Braga (Angélica)
Emerson Gomes (Barbantinho)
Édson Oliveira (Barbantinho - adulto)
Luis Otávio (Buscapé - criança)
Maurício Marques (Cabeção)
Gero Camilo (Paraíba)
Graziella Moretto (Jornalista)
Micael Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário