quinta-feira, 14 de junho de 2007

Vítor Baía anuncia fim da carreira


Descanso do guerreiro, é como quero chamar às luvas arrumadas do grande Vítor Baía.
Tenho em sonho uma equipa ideal teria Vítor Baía como defensor das redes na minha equipa de sonho!

Vítor Baía anunciou hoje o fim da carreira futebolística e o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, informou depois que o ex-guarda-redes assumirá o cargo de director das relações externas da SAD "azul e branca".
Está assim desfeito o grande tabu deste defeso, com a notícia a ser dada no auditório do Estádio do Dragão por Pinto da Costa, na presença do estado-maior do clube. Vítor Baía foi direito ao assunto: "Este é o meu último ano como jogador profissional, ou seja, vou pousar as luvas", explicou o jogador com mais títulos conquistados no futebol mundial.
O agora director da SAD manifestou "muito orgulho" pelos "quase 20 anos de carreira", lembrou depois a sua passagem pelo Barcelona (1996-1999) e concluiu dizendo que "não é um momento fácil". "Mas agrada-me muito o facto de me manter ligado ao FC Porto", observou. Depois desta breve declaração, que não teve direito a perguntas, coube a Pinto da Costa informar o cargo que o clube reservou para Baía e adiantar hoje não se tratou de uma despedida, porque essa será num jogo de homenagem durante a pré-época, no Estádio do Dragão, perante os adeptos portistas.
O presidente do FC Porto comunicou que o ex-guarda-redes vai começar uma "nova vida". Vai ser "responsável, enquanto director, das relações externas da SAD portista", revelou Pinto da Costa.
O dirigente especificou, a nível internacional, Baía terá a seu cargo as relações com a FIFA e a UEFA, enquanto em Portugal será "responsável executivo" pelos planos que o clube tem para "o relançamento da marca Porto". "Esperamos muito dos seus conhecimentos", frisou o presidente do campeão português de futebol.
Em simultâneo, Baía mantém-se no Conselho Superior do FC Porto, órgão para o qual foi eleito muito recentemente, o que veio reforçar a ideia que tinha à sua espera um lugar na estrutura directiva dos dragões, confiado apenas pelas suas "qualidades" e "não pela estima", segundo informou Pinto da Costa. Feita esta comunicação, Vítor Baía e Pinto da Costa retiraram-se imediatamente, não permitindo que fossem feitas quaisquer perguntas.

Vítor Manuel Martins Baía nasceu há 37 anos na Afurada, um bairro piscatório de Vila Nova de Gaia. Disputou 700 jogos e conquistou 30 títulos repartidos entre o FC Porto e o Barcelona, entre os quais uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, uma Taça das Taças, dez campeonatos nacionais e uma liga espanhola. Estreou-se com 19 anos na equipa principal do FC Porto, num jogo frente ao Guimarães, em Setembro de 1989. Dois anos mais tarde, fez o seu baptismo na baliza da selecção nacional.
Baía criou uma fundação a que deu o seu nome - Fundação Vítor Baía 99 (o número da sua camisola nos últimos anos) - com o objectivo de ajudar crianças e adolescentes carenciados das mais diversas formas.

Obrigada campeão Baía!

Sem comentários: